Ferrari

Veja mais sobre a Ferrari

Ferrari

A Ferrari ao longo de seus 66 anos de existência conseguiu o incrível feito de estar presente na memória tanto dos aficionados por carros como também nos leigos do assunto, sendo um símbolo e ícone da nossa cultura como sinônimo de estilo, vitória e velocidade.

Sua história tem início em 1929, quando o fabricante italiano de automóveis Enzo Ferrari funda a empresa, que de início patrocinava pilotos e carros de corrida, e em 1946 começou sua linha de produção independente.

O símbolo da montadora, o famoso cavalo negro empinado com fundo amarelo e o nome da escuderia abaixo, tiveram como inspiração o herói da aeronáutica italiana, Conde Francesco Baracca, que pintava na lateral de seus aviões o cavalo negro, como forma de representar a sua esquadra, os "Battaglione Aviatori", que foi inscrita num regimento da Cavalaria, e por ser considerado o “melhor cavaleiro”.

Durante a Segunda Guerra Mundial a montadora foi impedida de participar das competições automotivas, passando a fabricar acessórios para aviões e máquinas; com o fim da guerra, a Ferrari se torna uma marca em 1947, tendo como primeiro modelo o Ferrari 125 Sport.

Enfrentando problemas financeiros, a Ferrari teve abrir mão de parte de suas ações para a Fiat em 1965, e quatro anos depois sua participação na montadora subiria para 50%. Já em 99 a Fiat passou a ter controle total, após receber 50% da Maserati através da Ferrari, sendo a divisão de luxo da empresa até 2005 quando foi controlada tembém pela Fiat.

Na Fórmula 1, a escuderia está sempre nas cabeças pela disputa de melhor montadora, tendo conseguido o incrível feito de ser hexacampeã no período de 1999 a 2004, quando contava com Michael Schumacher, maior campeão da categoria com sete campeonatos conquistados, e o brasileiro Rubens Barrichelo.

Atualmente são comercializados os seguintes modelos no Brasil: California, 458 Italia, 458 Spider, F 430, 308 GT, FF e a F12berlinetta.

 

 

Anúncios da marca Ferrari

Publicidade