Uberaba : Veja nossas ofertas

Você buscou

Nossas ofertas em Uberaba

Capital mundial do boi zebu, uma das 100 melhores cidades com pólo industrial do Brasil, terra de figuras ilustres, e a oitava maior população de Minas Gerais, são algumas das características que já detalham bem Uberaba, uma das principais cidades mineiras, localizada no Triângulo Mineiro, numa área de 4.523 km² e com 315.360 habitantes.

O começo de sua história remete ao Brasil imperial, quando a região era habitada por índios Caiapós e Bororós, quando chegaram os primeiros bandeirantes do estado de São Paulo.

Uberaba teve sua fundação em 1809, na figura do sargento-mor Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira, que construiu a primeira casa da cidade, podendo ser vista até hoje na esquina da Praça Rui Barbosa com a Rua Artur Machado.

A migração dos “geralistas”, como eram chamados os habitantes de Minas Gerais antigamente, que buscavam terras férteis para plantio e criação de gado após a queda das atividades de extração de ouro, foi outro fator determinante na formação da cidade, já que foram eles que trouxeram técnicas agrícolas e de pecuária.

Em 2 de março de 1830, Antônio Eustáquio consegue junto ao imperador Dom João VI,  que o então distrito de São Sebastião de Uberaba se desmembre da Freguesia de Desemboque, fato que fez com que esta data fosse a oficial do aniversário da cidade.

Com o falecimento do sargento-mor Antônio Eustáquio em 1832, seu irmão o Capitão Domingos da Silva e Oliveira assumiu o posto de líder político da região, e em 1836 conseguiu a emancipação de Uberaba.

Na década de 1870, ocorre o fato que viria a mudar o rumo da história de Uberaba: chegam os primeiros gados zebus trazidos da Índia, uma raça até então inédita no Brasil, e cujo pioneirismo trouxe um grande desenvolvimento para os uberabenses.

Hoje além do zebu, o setor industrial é um dos grandes responsáveis por fazer sua economia estar em constante crescimento e destaque, nos setores químico, alimentício, eletrodoméstico e de calçados.

Figuras Ilustres

Uberaba também é conhecida nacionalmente por ser a cidade natal e de residência de algumas figuras ilustres. Por lá nasceram o famoso jornalista Zeca Camargo, hoje apresentador do Vídeo Show e ex-MTV, Folha de São Paulo e Revista Capricho, do comediante do Pânico na Band Evandro Santo, o Christian Pior, e da modelo Núbia Oliver.

Serviu de residência para o famoso escritor Bernardo Guimarães, ao ex-bicampeão mundial de futebol Djalma Santos, e a uma das maiores figuras religiosas do país: o médium Chico Xavier, cuja casa virou um museu e hoje é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Automóveis

No segmento de veículos seminovos, é possível encontrar em Uberaba modelos das principais marcas como Chevrolet, Citroën, Fiat, Ford, Volkswagen, Peugeot, Honda, Hyundai, Nissan, Renault, Suzuki, dentre outras.

Sua atual frota de veículos é composta por: 100.619 automóveis, 4.759 caminhões, 12.417 caminhonetes, 40.399 motocicletas e 951 ônibus.

  • Os dados da população e da frota de veículos de Uberaba são baseados nos apresentados pelo IBGE.

 

Publicidade